PT e PMDB na AL Apoiam Aliança - Blog do Serafim Santos - Parambu

Header AD

header ads

PT e PMDB na AL Apoiam Aliança


A cada encontro realizado entre o governador do Estado, Camilo Santana, e o senador da República, Eunício Oliveira, aumentam as expectativas sobre uma possível aliança entre as duas lideranças com vistas ao pleito de 2018. Petistas e peemedebistas do Estado já se dizem favoráveis à tal proximidade, desde que ela seja benéfica para a população.

Nas últimas semanas, na presença do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, com lideranças de ambos os lados ou apenas entre os dois, Camilo e Eunício têm conversado, principalmente, sobre a destinação de recursos para melhorias de algumas áreas do Ceará, como Saúde, Educação, Segurança Pública ou Recursos Hídricos. No entanto, de acordo com alguns interlocutores, a discussão política também tem sido tratada.

O senador despachou, por exemplo, para a Comissão Econômica (CAE) R$ 220 milhões destinados à Prefeitura de Fortaleza, com objetivo de dar continuidade a obras como construção de policlínicas, Cucas e investimentos nas áreas sociais. A liberação pode ser feita até a próxima semana. A aproximação entre PMDB e PT não ocorre apenas no Ceará, é um fenômeno nacional, principalmente, entre peemedebistas mais próximos do ex-presidente Lula e que não acompanham a gestão Temer.

De acordo com Manoel Santana o PT tem posições diversas sobre o tema, onde alguns setores da legenda até apoiaram a eleição de Eunício Oliveira, em 2014. Outros criticam a postura do senador quando da votação do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Do lado peemedebista, nomes atestam que nada tinham contra a figura do ex-presidente Lula, mas contra os empecilhos causados pela gestão Dilma Rousseff. "Camilo e Eunício foram aliados no passado, e o que desgastou essa aliança não tem nada a ver com os dois. Essa aproximação de agora demonstra interesse ao Estado do Ceará e pode ter, sim, um desdobramento em aliança política, o que seria um caminho natural", disse o parlamentar.

Danniel Oliveira (PMDB) afirmou que "o cardápio" principal das conversas tem sido a busca por recursos que beneficiem o Ceará. No entanto, ele destacou que a discussão sobre aproximação política não deixa de ser parte importante desse "cardápio". "As conversas acontecem pregando essa união porque sabe o beneficio que traz ao Ceará. Como temos que colocar o Estado em primeiro lugar, aliado ou não, o senador tem que continuar fazendo isso".

Nada contra

Rachel Marques (PT) também salientou não encontrar qualquer restrição para essa aproximação, ressaltando ainda que é um momento de unir esforços em prol do Ceará. Segundo ela, isso terá maior relevância quando se apoiar o projeto de reeleição do governador Camilo Santana bem como com eventual candidatura do ex-presidente Lula a presidente da República. "Por enquanto, o PT não discutiu nada oficialmente. Só temos opiniões e não tenho nada contra essa aproximação, uma vez que o foco é esse". Já Elmano de Freitas ressaltou que o PT só realizou discussões quanto à campanha de Lula e de Camilo Santana. No entanto, ele destacou que o partido, atualmente, tem uma vaga no Senado Federal, assento de José Pimentel, sendo de interesse da agremiação se manter com esta vaga. "Minha posição pessoal é que o PT não deve abrir mão da vaga para o Senado".

  
   

PT e PMDB na AL Apoiam Aliança PT e PMDB na AL Apoiam Aliança Reviewed by Blog do Serafim Santos - Parambu on setembro 29, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário

Post AD

home ads